terça-feira, 23 de outubro de 2012

Opiniões a mais

As opiniões são como as cerejas.Creio que toda a gente gosta de cerejas, já que de opiniões nem por isso. Porque as opiniões nunca são apenas isso: um opinar, um pensamento sobre o tema. As opiniões são sentenças, com validade inquestionável. Eu opino, tu obedeces.
Há opiniões jurídicas, opiniões médicas, opiniões políticas e todas elas tem um carácter sagrado: são sempre certas e sempre para cumprir.Depois há as opiniões morais, daquele género manso: "se fosse comigo eu não fazia". Aqui aplica-se a lei das premissas filosóficas verdadeiras: Se fosse comigo eu não fazia, Tu fazes, logo... ( preencher a gosto, usar adjectivos sempre negativos). A premissa  filosófica verdadeira raramente está correcta, porque muito boa gente que não fazia, já fez ou está para fazer. É uma opinião, lá está, portanto com carácter verdadeiro e oficial.
Mas as minhas opiniões preferidas são as de um novo género; as opiniões psicológicas. Já repararam a quantidade de gente que queria, gostava, tinha jeito para ser psicóloga/o, porque gosta de ajudar os outros? E já repararam que essa gente nunca foi, na maioria dos casos, a um psicólogo? 
Estou tão farta dessas opiniões que poderia escrever um  Nobel sobre o tema, mas como estou tão farta fico-me por este texto.
As opiniões psicológicas estão sempre carregadas de sabedoria e boas intenções, têm sempre um modus operandi e acabam sempre em desgraça. Exemplos: " tens de falar com o teu pai, senão ficas com remorsos" . Causa: o pai saiu de casa sem conhecer os filhos. Resultado: os filhos é que devem restabelecer contacto para... não ficaram com remorsos!   Assim, à primeira vista parece-me estúpido,  opino que o remorso devia pertencer ao pais, mas deixo a história para ser analisada por um verdadeiro psicólogo.
Mas as opiniões mais dramáticas, chatas, aborrecidas, e verdadeiramente idiotas são aquelas em que tudo é psicológico" não andas bem por causa disto"," o stress é por causa de isto "...Mas nós não sabemos pois não? Quem nos garante que as causas não podem ser físicas? E porque é que temos sempre de ter a uma opinião ? Podemos garantir que a opinião é correcta? Não, claro que não. Acredito que muitos enfartes, AVcs e outros casos poderiam ter sido evitados se a pessoas não fosse inundadas com estes disparates psicológicos. 
Por isso apelo: deixam os disparates opinativos em paz e deixem os profissionais trabalharem. Esta é a minha opinião!

Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua
Arthur Hisoka



Sem comentários:

Enviar um comentário