segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O amigo que é Ex, o Ex que é amigo

Dizia-me a minha mãe no outro dia:" A minha geração está a ficar parva como a tua! Agora são todos amigos!". Contava-me a minha mãe que uma sua amiga se tinha divorciado mas, apesar do divórcio, garantia que tinha ficado amiga do seu ex, e até lhe passava a roupa e tudo, não obstante o dito cujo já ter outra namorada. Mas estava tudo bem porque são todos amigos.Ora a minha mãe recusa-se a aceitar estas parvoíces.. E repetiu-me vezes se conta: "Homem que foi marido não serve para amigo." entre cruzado com " A tua geração é parva".
Ora, eu concordo com minha mamã. Primeiro porque me facilita a vida, já percebi que não a  vale discutir com a senhora: perco sempre. Depois porque também me mete muita confusão estas coisas desordenadas: o amigo que é ex, o ex que é amigo, ser amiga da namorada do ex, etc etc.. Não, isso não dá para mim.Porque se há coisa que não é razoável é o Amor.E não se pode quantificar nem qualificar. Quando há filhos à mistura,até  se compreende: é para o bem dos putos, há que engolir sapos. Agora se assim não for, , porquê ficar amigo/a de alguém de quem gostámos, de quem nos entregámos, e com quem, obviamente, sofremos um desgosto?
Não acredito na razão sobre a emoção. Gostámos, fica sempre qualquer coisa.Nem que sejam as más memórias ou as parvoíces: fica sempre qualquer coisa. E depois trazemos gente a mais para uma nova relação: olha este é o meu ex. Ah, esta é a tua! Boa, somos todos amigos.
Não, não funciona assim. O passado tem de ser limpo e arrumado. Multitasks no amor dá em confusão. E ninguém gosta de ter de ir jantar com a/o ex e o novo / a namorado/a.. Nem de saber que o nosso mais que tudo está a beber café com o/a ex. Na boa, são amigos!
Admito casos excepcionais, mas um em um milhão. Não, desculpem, um em um bilião.
Até lá estamos todos armados em modernos. Estamos todos parvos!

1 comentário:

  1. Ah, pois... Sabes bem que sou amiga dos ex (e até de algumas namoradas de ex). Concordo com o Pedro Antunes. Se tivemos uma relação com alguém, partilhámos bons e maus momentos, sonhámos juntos, pode demorar algum tempo após o fim da relação até esquecermos o que não resultou, mas não é motivo para não sermos amigos. Se gostámos deles (e se não nos deram porrada nem trataram mal) não há razão para não continuarmos a gostar da pessoa por quem nos apaixonámos. Mas lavar a roupa?!!! Bom, isso não faria de certeza!!

    ResponderEliminar