terça-feira, 16 de julho de 2013

Momentos extraordinários.

Há poucos momentos em que podemos afirmar que estamos a viver momentos extraordinários, mas este é um deles.  Os políticos gostam muito de dizer que se está a fazer história,mas raramente isso é verdade. Nestas semanas de Julho de 2013, estamos de facto a viver momentos extraordinários. Desde um acordo de salvação nacional, a um novo governo, a uma união de partidos de esquerda 
(que nunca aconteceu em Portugal), que este país não vive sobressaltado, vive iluminado. O que nos está a acontecer neste momento é maravilhoso. Sim, leram bem, maravilhoso. Significa que a política, ou seja acções concretas para atingir um fim que se quer positivo para o bem comum, está viva. Independentemente de partidos, ou dependente de partidos, voltou-se a falar, a pensar, a sair da cartilha tão espartizada que cada opção política tinha. Sejam de direita ou de esquerda, os partidos estão vivos  e mesmo que estejam desgastados, estão a produzir ideias. Nós ainda não sabemos o que daqui vai sair, se é bom ou mau, mas o facto de se voltar a pensar, a ter ideias, a apresentar novas propostas e soluções é muito positivo.
Só falta a sociedade civil, onde me insiro, ser parte activa também. Cada um de nós deve contribuir para o debate, deixando de usar desculpas e frases feitas como " eles são todos iguais" ou " "mudam-se os poleiros e fica tudo na mesma"
Uma sociedade activa é uma sociedade menos corrupta, mais dinâmica e mais justa. E  é este o momento de cada um de nós contribuir com ideias para o debate político. Ideias construtivas, vivas, que coloquem o ser humano e o melhor de cada um de nós em primeiro lugar. Sejamos de direita, esquerda, centro, ou apenas alguém que pensa, este é o momento. Fale!
E, para não falhar o meu próprio repto, deixo aqui 3 ideias para o meu país:
- Que o mínimo de contribuição para a Segurança Social ( cerca de 123 euros) termine. Defendo que cada pequeno empreendedor deve apenas descontar proporcionalmente ao efectivamentre realizado em cada mês. Se apenas facturou 80 euros, não tem condições para pagar 123.
- Que exista subsídio de desemprego para empresários. Descontaram, têm direitos como os trabalhadores.
- Que no caso de expropriação de qualquer imóvel por parte dos bancos ou outras entidades públicas,  estes sejam obrigados a manter o imóvel em bom estado de uso. É horrível passar por antigas zonas industriais e habitacionais com prédios expoliados depois de serem penhorados pelos bancos.


Todos nós, que estamos preocupados com a paz e o triunfo da razão e da justiça, devemos estar hoje claramente conscientes do peso que uma pequeníssima justificação e uma boa vontade honesta podem exercer sobre os acontecimentos na vida política. Mas, independentemente disso, e independentemente do nosso destino, podemos estar certos de que sem os esforços incansáveis daqueles que estão preocupados com o bem-estar da humanidade como um todo a maioria da espécie humana estaria muito pior do que se encontra realmente agora. 


Albert Einstein,'Discurso (1948)


Sem comentários:

Enviar um comentário