domingo, 22 de setembro de 2013

Nós sabemos.

Este mês de Setembro trouxe  mais más notícias que boas. Por problemas de saúde, ou de dinheiro, ou de amor, o mês de Setembro encerra a boa-disposição de Agosto e traz-nos à realidade de forma brutal. Este é um mês difícil, mas por favor, não o tornemos ainda mais. Existem frases desnecessárias e informações não requeridas que dispensamos de bom grado. Nós, que estamos a passar por um momento difícil, sabemos toda a verdade:que é difícil ou que o caminho é longo ou tudo isto junto.
E, em muitos casos, sabemos que a porta de saída é aquela por onde não se regressa. Nós, os que passamos por tudo isto, sabemos.
E, por isso, quando falamos com alguém  sobre a situação agradecemos simpatia, palavras dóceis, olhares meigos. Dispensamos estatísticas, olhares de comiseração que contêm um certo prazer pela desgraça. 
É claro que já disse coisas dos outros que não devia ter dito, já dei sentenças que ninguém me pediu, falei de coisas para as quais não fui chamada. Errei, sei agora que errei. Todos o fizemos, todos fomos mauzinhos alguma vez na vida, até sem nos apercebermos. Portanto, se tiver de dizer algo diga-o de forma suave. Não acrescente estatísticas desnecessárias, prognósticos negativos, informações indelicadas. Porque nós sabemos. E sabemos também que a esperança é vã, mas existe. A esperança existe! 


"O silêncio é um amigo que nunca trai."
Confúcio

Sem comentários:

Enviar um comentário