domingo, 8 de setembro de 2013

O Spread.

Para quem tem casa própria, a palavra spread é tipo bicho papão "Aiii que  me vão aumentar o spread".Falamos uns com os  outros de quanto é o nosso spread, numa tentativa de ver quem é mais esperto e fez melhores contratos.Se alguém tem o spread a 0,5 é um génio, se o spread é de 1,9 é uma asco que não sabe negociar. Mas o que é o spread? O spread é uma taxa de juro, definida pelo seu banco, indexante à taxa de juro variável. Ou seja,é uma taxa de juro que se indexa à Euribor. Se a Euribor baixa,o custo associado do spread também baixa. Se a Euribor sobe, o custo associado  do spread também aumenta porque vão coladinhos como num casamento.O drama dos spreads começa quando alguém perde o emprego ou muda de casa. Aí vai-se  de joelhos, pedindo muita licença para não chatear, renegociar com o banco. O senhor doutor do banco é muito simpático  e aumenta tudo, diluindo o empréstimo por um período maior de anos e aumentando o spread, pois como diz o senhor doutor bancário "são ordens de Lisboa, nada posso fazer" . E como nós nunca sabemos nada dessas coisas, vamos na conversa e até vamos muito contentes porque este mês até já vamos pagar a prestação da casa, embora o spread tenha aumentado para o dobro e em vez de pagarmos a casinha por mais 20 anos, vamos pagar por mais 40. E o problema é irmos na conversa, porque pensamos que nada podemos fazer. Isso não é verdade. No caso dos spreads, o banco não pode aumentar o spread no crédito à habitação em caso de divórcio, separação judicial de pessoas e bens, união de facto, arrendamento da casa que garante o crédito à habitação, desemprego de um dos cônjuge e mudança para um local de trabalho a mais de 50 km. Também são contempladas pessoas que já estejam numa situação económica dificil.
Por isso, antes de compararmos se o teu spread é maior que o meu, estejamos muito atentos às mexidelas dos bancos nas nossas contas. Vá ao Banco de Portugal informar-se antes de ir ao seu banco. É que todos temos direitos mas temos de os saber defender.E protestar. Afinal é do seu dinheiro que estamos a falar. 

Um banco é um estabelecimento que nos empresta um guarda-chuva num dia de sol e nos pede de volta quando começa a chover.
Frost, Robert

Sem comentários:

Enviar um comentário