quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A profissão mais velha do Mundo.

A profissão mais velha do mundo é a estupidez crónica. Nasceu no mesmo dia em que o macaco se tornou bípede, sendo que o macaco é menos estúpido que o homem. Dizer que a prostituição é a profissão mais velha do mundo é apenas acusar as mulheres de serem putas, vulgares, indignas. Provavelmente a profissão mais velha do mundo terá sido a agricultura, ou a caça. Mas caiu-se na vulgaridade de se atribuir à prostituição este triste epitáfio, condenando as mulheres a carregar este peso, tal como Eva carrega o peso do pecado apesar de ter sido o parvo do Adão que comeu a maça. 
A prostituição é uma profissão em Portugal, apesar de estar na terra de ninguém, porque o proxenetismo é ilegal, e os bordéis proibidos. Mas as prostitutas e prostitutos não têm protecção legal ,nem fazem descontos, porque não enquadramos a profissão em termos legais. Então o que fazer com esta profissão?
A Suécia, a Noruega e o Reino Unido punem os clientes, mas a oferta da internet subiu, subindo também os riscos de transmissão de doenças entre prostitutas e clientes.  A Holanda, a Alemanha, a Suíça e a Grécia regulamentaram a prostituição considerando-a uma actividade económica. A Alemanha já divulgou os lucros da actividade no sexo, num claro pragmatismo.
Mas existem questões não esclarecidas. Por exemplo, as mulheres que se dedicam à prostituição são livres ou pertencem a redes de leste, onde são escravizadas? A Alemanha tem este problema presente e as prostitutas tem facilidade em sair desta profissão, que não é igual às outras, ou o facto de se ter profissão ” prostituta/o” escrito no currículo pode condicionar a vida futura destes homens e destas mulheres?

Bem, não sei responder a estas questões. Mas gostava que fossem debatidas na sociedade portuguesa porque a crise está a levar mais mulheres e homens para as ruas, onde  para muitos é a única forma de sustentarem as  famílias. Mas sobretudo quero que lhe parem de chamar a profissão mais velha do mundo. Porque raramente foi uma profissão e realmente não foi a primeira.

Se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém.
Nelson Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário